Entre os dias 26 de abril e 03 de maio Governador Valadares volta a ser palco do voo livre nacional com a realização do Valadares International Open - Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente 2014.
As inscrições para pilotos brasileiros já estão encerradas. São mais de 130 pilotos confirmados, das mais diferentes regiões do Brasil e alguns do exterior. Para os pilotos estrangeiros ainda há 15 vagas e estas se encerram próximo dia 11 de abril.
A lista com todos os pilotos inscritos pode ser conferida no link:www.abvl.com.br/campeonatos.php, clicando em “Campeonato Brasileiro de Parapente (Gov. Valadares)”.
Atletas como Frank Brow (11 vezes campeão brasileiro, atual campeão nacional e vice-campeão da Copa do Mundo de Parapente 2013), o norte-americano nacionalizado brasileiro Richard Pethigal (campeão da ultima etapa da Copa do Mundo, realizada na Argentina), Luciano Horne (campeão gaúcho e ex-campeão brasileiro), Marcelo “Cecéu” Prieto (multi recordista mundial de distancia em voo de parapente) Washington Peruchi, Gustavo Ferreira, e o valadarense Moises Sodre, o Moka (também ex-campeão brasileiro) estarão presentes são destaques da competição.
Serão distribuídos R$ 10mil reais em prêmios, divididos por quatro categorias: Open (onde participam todos os pilotos nacionais e internacionais), Sport (onde participam os parapentes intermediários),Light (onde participam os pilotos iniciantes) e a Feminina. A distribuição dessa premiação bem como outras informações inerentes a competição (Regulamento, opções de Hospedagem, vídeos) podem ser conferidas no link: http://www.abvl.net/informacoes-sobre-o-brasileiro-de-parapente-em-gv/
A frente da organização do evento estão a Associação Brasileira de Voo Livre – ABVL e a Associação de Voo Livre Ibituruna – AVLI, Presidente Abel Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Valadares.
O Valadares International Open - Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente 2014, valerá ponto para o Ranking Nacional e para o calendário da FAI – Federação Aerodesportiva Internacional. Os 05 melhores pilotos do Ranking Brasileiro conquistarão vaga para o próximo Mundial de Parapente da FAI, a ser realizado em janeiro de 2015 na Colômbia.
As ótimas condições climáticas, que permitem voos e competições de altíssimo nível, associado a infra estrutura existente no Pico da Ibituruna, cidade e região, faz com que Governador Valadares figure sempre entre o seleto grupo de cidades que possuem as condições ideais para o voo livre.
Praticado no Brasil desde o ano de 1974, o voo livre, na sua modalidade parapente, teve seu primeiro campeonato nacional no ano de 1989.
Ao longo destes 15 anos do Campeonato Brasileiro de Parapente, a cidade de Governador Valadares foi por muitos anos palco da disputa, atraindo pilotos de todo o Brasil e exterior, e chegando inclusive no ano de 2005 ser sede do Campeonato Mundial da FAI, e por ultimo, no mês de janeiro passado,palco da Super Final da Copa do Mundo de Parapente – PWC.
Em 2013 o Campeonato Brasileiro de Parapente passou pelas cidades de Baixo Guandu/ES e Araxá/MG.
Neste ano de 2014, o Campeonato Brasileiro, terá sua primeira etapa aqui em Governador Valadares , a segunda etapa, no mês de setembro, no Pico do Gavião, em Aguas da Prata/SP, e a Super Final, no início do mês de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.
As competições de voo livre em Governador Valadares , por sua importância turística e econômica, já fazem parte de sua história e são certamente o maior evento de destaque internacional da região.
O parapente é um dos esportes aéreos que mais cresce no mundo, somado a esta conjuntura, nos últimos 10 anos os esportes de aventura cresceram mais de 20% ao ano no Brasil.
Anualmente constata-se o aumento de pilotos, rampas e sítios de voo, com uma faixa etária muito ampla entre os praticantes, com idades entre 18 e 65 anos, sendo altamente admirado pelas classes A, B e C, como sinônimo de emoção e principalmente superação pessoal.
O esporte vive um grande momento, sendo o Brasil considerado mundialmente como “o Hawaii do voo livre”, devido à diversidade de relevos, favorecendo a pratica técnica, como lazer ou competição. E nesse cenário Governador Valadares esta envolvido, sendo um dos principais destinos das competições bem como das centenas de turistas do voo livre que visitam a região. Essa faze que o esporte vivencia o transforma em uma importante nova ferramenta de negócios.
Durante as competições de voo livre inúmeros pilotos de todas as regiões do Brasil e de outros países vêm para a cidade e aqui permanecem por, pelo menos, uma semana – período que acontece o campeonato – podendo estender por mais tempo. Isto gera renda para todos os setores ligados ao turismo como hotéis, lojas, restaurantes, supermercados, bares, lanchonetes, postos de gasolina, entre outros.
Além dos rendimentos ao turismo, o esporte atrai frequentemente o interesse de toda a mídia, sendo pauta constante de programas e matérias da tv, fazendo com que todos os olhares do Brasil e do mundo se voltem para Governador Valadares, promovendo uma grande divulgação nacional e internacional da cidade e das empresas que patrocinarão o evento.
Para a realização de um evento de tamanho porte faz-se necessário um grande investimento, o apoio de inúmeros parceiros (Prefeitura, Bombeiros, Polícia Militar, SAMU) e o apoio do empresariado, comercio e instituições locais, que reconhecem a importância do evento para Governador Valadares e região.
Mais informações sobre o evento:
ORGANIZADOR GERAL
Abel Brasil
Presidente da AVLI
Fone: 33 8850 0550
E-mail: revoar@yahoo.com
Presidente da AVLI
Fone: 33 8850 0550
E-mail: revoar@yahoo.com
COORDENADOR EVENTOS ABVL
Dioclécio Rosendo de Lima Filho
Fone: 33 9974 1770
E-mail: diocleciofilho@hotmail.com
Dioclécio Rosendo de Lima Filho
Fone: 33 9974 1770
E-mail: diocleciofilho@hotmail.com