| ||||
Amigos,
Quero compartilhar com voces os momentos inesquecíveis que tive em Roldanillo Colombia.
Foi o melhor campeonato que já participei e sem dúvida o que mais aprendi.
Foram 10 provas voadas com media de 3 horas de voo.
Voamos em montanha, no flat, com nuvens grandes, sem nuvens, com sol e com sombra, com vento forte e sem vento.
O nível dos pilotos está muito alto e a performance dos parapentes muito similar.
Fiz uma prova realmente boa por tomar uma decisão certa para o dia, infelizmente a prova foi interrompida porque tinha chuva no gol e a pontuação foi baixa, mas isso é o regulamento.
Nos outros dias de prova tomei um coro até das meninas, por sempre querer voar pelo flat e não nas montanhas onde o voo era nitidamente mais rápido, ainda mais se tratando dos pelotões que se formavam com muitos pilotos bons. Foi uma escolha minha, que apenas em um dia funcionou, onde pude liderar a prova por um longo período e com certeza chegaria no gol entre os 10 primeiros.Acabei em 19º no dia. Outro dia fiquei a 300m da faixa do gol, e tiveram vários outros pilotos que também não cruzaram a faixa, inclusive o Maurer.
Teve uma dia que a galera jogou numa queimada, que, do ponto onde eu estava as labaredas de fogo pareciam ter mais de 2m de altura e a fumaça era preta. Teve reserva, pilotos subindo entre 16 a 20 m/s, neguinho subindo com a vela em estol, outros fugindo que nem um cachorrinho com medo de levar pedrada e outros que como eu não precisaram entrar na fogueira pois estávamos alto indo em direção ao WP, mesmo baixo eu não faria. Essa fogueira vai ficar na história. E a partir desse episodio ficou definido que está proibido subir em queimadas por ser extremamente perigoso.
O lugar é digno do nome da competição (Superfinal) super em todos os sentidos, comida e hospedagem boa e barata, gente hospitaleira e sempre pronta a servir, fácil resgate e rodovias pra todos os lados com ônibus passando a cada 20 minutos.
O voo é pra gente experiente mas não deixa os novatos de fora.
Térmicas fortes nas montanhas e um pouco mais suaves na planície.
Para terem uma ideia de como é a meteo por lá nessa época do ano. Na semana anterior ao PWC teve o nacional com 7 provas voadas, 3 dias de treino e mais 14 dias seguidos de voaços com a menor distancia de 67km e prova de 130 km.
Todos os pilotos agora voam com 100% de speed. Voar sozinho está cada vez mais difícil, porque os grupos estão cada vez maiores e todos voando a fullspeed.
É claro que não vi nenhum piloto triste ou reclamando, foi só alegria.
Foi muito emocionante ver o pega entre Donini, Maurer, Mini Maurer, Gruber e Aaron, ah é claro que não posso esquecer do Colombiano Julien que esteve entre os 10 primeiro até o final terminando em 4º, no final deu Aaron que está realmente voando muito.
Recomendo o lugar pra que quer voar muito e se divertir.
Tem vários videos na página do pwc, onde vocês poderão entender e sentir um pouco de tudo isso que estou escrevendo.
Fiquei em 106º no geral.
Voei de Mercury Sport da Axis tamanho M, gostei muito.
Espero ter passado um pouco da grande emoção que senti ao estar voando ali com tantos bons pilotos e num lugar incrível pra voar.
Abração a todos
Vermelho