segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dezenas de participantes na abertura do Campeonato Open 2013

Dom, 07 de Abril de 2013 21:15

Foto: Carolina Souza
ibituruna1
O céu não é o limite para os cinquenta pilotos competidores da 1º etapa do campeonato IBITURUNA OPEN 2013, apoioado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ). O espetáculo no ar, proporcionado pelos homens pássaros, aconteceu nesta manhã de domingo, 07 de abril, no Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, e foi prestigiado por um público de, aproximadamente, 250 pessoas, que aguardavam ansiosamente pela decolagem.
A proposta de trazer Valadares novamente para o circuito mundial foi o desafio alcançado pela Associação de Voo Livre Ibituruna (AVLI), Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), Associação Valadarense de Voo Livre (AVVL) e  Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer. 
De acordo com o subsecretario de Esportes da SEEJ, Adenilson Idalino de Sousa, iniciativas como esta são imprescindíveis para a execução de uma política pública eficiente. “Não vamos medir esforços no que tange a intervenção qualitativa e atração de investimentos para o município”, pontua.
As características climáticas, bem como a localização do Pico do Ibituruna, situado a 30 minutos do centro da cidade, não deixam dúvidas quanto a estrutura para receber competições internacionais. Além de oferecer aos turistas uma beleza natural exuberante, o local conta, também, com banheiros, restaurante e uma rampa asfaltada que chega perto da área de decolagem. 
Segundo o presidente da AVLI, Abel Couto, centenas de praticantes preenchem o espaço aéreo de Valadares com coloridas asas-deltas e paragliders. “A predominância do sol na maior parte do ano, coloca a cidade em evidencia quando o assunto é voo livre” afirma. 
Paulo Cesar, que preside a Associação Valadarense de Voo Livre, concorda e salienta que além de colocar os pilotos para voar a grande preocupação dos organizadores é com a segurança nas provas.
De acordo com Fabio Cardoso, piloto experiente, que veio do Rio de Janeiro, prestigiar a competição, voar significa liberdade. “É como romper a lei do visível a partir da leitura do invisível” ressalta.  
Para a prefeita Elisa Costa, a soma de esforços e as parcerias firmadas possibilitaram a retomada desse projeto. “ A nossa perspectiva é resgatar o titulo de cidade mundial do voo livre” destaca.
A competição, segue até o dia 13 de abril, data em que os vencedores da etapa receberão troféus e uma premiação especial.  Mais informações sobre o Campeonato através do site: http://avli.com.br/.
Matéria: Carolina Souza

esports.mg.gov.br