sábado, 18 de janeiro de 2014

PWC SuperFinal GV - Prova 3 - 17.01.14




Hoje os céus valadarenses amanheceram diferentes. Os efeitos de uma área de baixa pressão atmosférica nas redondezas do leste mineiro mudaram as condições para os parapentistas que competem na Copa Mundial de Parapente. A frente fria, que aumentou chances de pancadas de chuva no fim da tarde, forçaram organizadores a criar uma prova mais curta de 45km saindo do pico do Ibituruna em direção a Divino Traíra, e fazendo um zigue-zague até às margens do município de Alpercata voltando em alta velocidade ao Ibituruna e fazendo pousos arrojados na feira da paz.

Antes de decolar pilotos continuavam a louvar a cidade. Yassen Sasov, o búlgaro atual campeão europeu e considerado um dos favoritos ao título disse durante entrevista a TV local que "o voo aqui é perfeito porque as pessoas oferecem um carinho especial inigualável" e que "está com o 'pescoço doendo' de tanto olhar para meninas bonitas passando".  Já o piloto Richard Pethigal explica as dificuldades técnicas que enfrentaria no dia de prova hoje, de forma clara e sucinta: "O parapente que utilizo funciona melhor em condições de voo suaves como as que esperamos hoje devido a cobertura de nuvens influenciada pela frente fria, e acredito numa boa performance".
O capixaba Frank Brown que chegou na 13º posição na prova explicou ao jornalista Sérgio Kawakami que documenta o voo livre nacional há mais de trinta anos e blogueiro do airboysteam.com que "o campeonato continua aberto com pelo menos 50% dos pilotos tendo chances reais de vencer provas. O sistema de pontuação este ano oferece menos pontos ao líder, mas ano que vem pegaremos a dica implementada pelo comitê que rege a Formula 1 e dar mais pontos aos pilotos que mais liderarem a prova por mais tempo.

Pilotos decolaram sob condições atípicas para Valadares, que geralmente tem vento consistentemente provindos da mesma direção. Com a prova de hoje a sagacidade e a capacidade de tomar decisões eficaz e espontaneamente dos pilotos fora imprescindível. Ocorreram diversas mudanças nas condições climáticas ao seu decorrer e atletas lutaram por posições até o fim. Hoje também foi dia de uma surpresa tática, reservada para dias de atividade térmica limitada, vinda dos diretores de prova. O turco veterano dos céus de Valadares Semih Sayir e capitão de provas explica: pilotos fizeram um bate e volta de 10km em uma das pernas da prova e isso foi feito para distribuir pilotos numa área maior o que aumenta o valor técnico da prova. Um dos melhores voadores da atualidade, o professor de matemática suiço Stefan Wyss aplaudiu a organização pela prova que o consagrou líder do campeonato até agora. "Achei esta prova eletrizante e espero que amanhã tenhamos mais disso!" e continuou dizendo que "esta foi uma das provas mais excitantes que já participei. A linha de chegada era a 10km da feira da paz mas tínhamos que continuar voando para chegar em casa em condições fracas de fim do dia. Alguns de nós gastaram até 1h30m para chegar até aqui mas valeu a pena".

Brasileiros chegaram bem. Frank Brown fora o primeiro no gol com uma bela distância dos outros e encheu o público de esperanças. Mas ele cruzou a linha de chegada um pouco atrasado e infelizmente teve que se contentar em continuar lutando pelas primeiras posições na classificação geral. Ele comentou que a prova foi cansativa e muitíssimo competitiva: "O bolo ficou misturado até que parte dele resolveu partir em direção ao gol. Achei que eles estavam sendo precipitados e optei por esperar uns minutos. Estava certo porque mais da metade destes pilotos não completaram a prova e eu cheguei apenas a 100 metros acima do gol graças a paciência que exerci".

Os resultados de hoje surpreenderam, com zebras tomando os dois primeiros lugares. Yigit Yildirim da Turquia e Francisco Javie Reina Lagos da  Espanha chegaram em 1º  e 2º lugares seguidos pelo piloto Luca Donini, o italiano de 53 anos de idade que é considerado um dos melhores parapentistas de todos os tempos.

Resultados completos no link: http://pwca.org/results/results/

Site do evento: http://abvl.net/superfinal


por: Leonardo Bassani