domingo, 19 de janeiro de 2014

Resumo do Dia - prova 4 PWC



Com a entrada da frente, o dia hoje amanheceu nublado e a possibilidade de não haver prova era grande. O horário de subida adiado para 10:30 hs fez com que a praça do Banco do Brasil fosse tomada aos poucos pelos pilotos, até que os organizadores decidiram por subir a montanha. Governador Valadares tem tido um dos mais competitivos campeonatos de voo livre de sua história. Neste sábado um público estimado em trezentas pessoas acompanhou as decolagens à uma prova sob condições climáticas em transição. A decisão por uma prova de 67 km fora baseada numa previsão meteorológica que não se materializou e hoje foi o dia que pilotos veteranos do circuito deram o troco. Hoje foi o dia dos jovens que ate então dominavam as provas do campeonato ficarem para trás.

A grande maioria dos pilotos mostrava-se otimista. O multi-campeão brasileiro Frank Brown, hoje entrevistado para um documentário que irá contar a história da influência do esporte na indústria do turismo sentenciou o dia como sendo "o mais difícil até agora". Ele disse que "hoje vai ser um dia de atividade térmica falhada e teremos dificuldade para manter ritmo de prova e manter em xeque rivais durante a prova"

A prova começou com pilotos enfrentando ventos acima da média para Valadares. Depois de duas horas eles que já deveriam estar a mais de 50km de distância da Ibituruna ainda avistavam-na de perto: um presságio. Por volta dos 30 km de prova, pilotos se aproximavam de um dos pilões (pontos de passagem obrigatória) que acabou sendo o algoz de dezenas de pilotos que sucumbiram-se por condições persistentemente se deteriorando. No fim os ônibus que buscam pilotos trabalharam até 20hs buscando pilotos pousados ao longo da região do anel rodoviário. Com hotéis lotados de parapentes e atletas e com dados de marcação de prova baixados, árbitros do PWC divulgaram que o alemão Pepe Malecki vencera a prova voando 47km. Quinhentos metros atrás dele pousou o espanhol Xevi Bonet e o italiano Luca Donini que mais uma vez mostra sua capacidade extraordinária de aproveitar o máximo dias de condições de voo marginais.

por: Leonardo Bassani