Copa Mundial de Parapente, 16 de Janeiro de 2014
Os ases aéreos do parapentismo mundial desta vez executaram os 81.7km de prova com quase 100% de aproveitamento. Dos 122 pilotos que decolaram da nossa Ibituruna e seguiram aos nossos vizinhos em São Geraldo de Tumiritinga, Derribadinha e Alpercata, mais de 100 voltaram à feira da paz, fazendo um show de pousos aerobáticos para conterrâneos valadarenses que estavam no local. O piloto americano erradicado no Brasil Richard Pethigal disse que a prova fora muito competitiva e que foi indispensável o uso de estratégia especial para manter-se bem posicionado. "Os equipamentos voados hoje estão nivelados em termos de performance e hoje oferecem um nível de segurança nunca antes feito uma realidade no esporte. Por isso pilotos são mais rápidos, arrojados e todo mundo ganha sendo as desvantagens negligenciáveis".
Os ares leste-mineiros hoje foram desafiantes. Pilotos começaram a decolar por volta de 12h30m e esperaram o momento da largada sobrevoando a estátua de Nossa Senhora na Ibituruna. Dali de seus 1.500m de altitude seguiram aos seus destinos nas cidades supracitadas alcançando mais de 2.000m de altura no percurso. Depois de três horas de competitividade e demonstrações técnicas de nível internacional, o piloto Búlgaro Yassen Savov chegou em primeiro lugar hoje, depois de um primeiro dia frustrante onde erros primários deixaram-o no bolo intermediário. O talentoso piloto de 31 anos descreveu Valadares como o "lugar perfeito para voar" e disse que os ares desafiadores o motivaram a tirar todas as cartas da manga para vencer com estilo. Em segundo lugar o experiente piloto do time inglês e piloto de testes Russel Ogden.
Quanto aos brasileiros, hoje eles tiveram menos sorte que ontem quando foram campeoes do dia por equipe. Seus comentários no entanto foram positivos e todos continuam como sempre com bons espíritos neste inicio de campeonato. Milton Gonçalves de Minas Gerais, Gustavo Agne e Luciano Tcacenco do Rio Grande do Sul e o capixaba Frank Brown unanimamente concordaram que a Valadares clássica está de volta, aquela que desde sempre foi palco de voos espetaculares. Milton Gonçalves comenta - "executamos novo plano de voo e a prova foi fácil. Espero que amanha o comitê de provas nos presenteie com uma prova mais difícil".
Dentre os Brasileiros, depois de uma prova fantástica ontem onde ficou entre os 12 primeiros, o multi-campeão Brasileiro e recordista mundial Capixaba Frank Brown chegou no pelotão intermediário porém continua na briga como é de se esperar.
Pilotos continuam felizes com a amigabilidade do Valadarense, e falam regularmente de seu amor pela cidade e seus habitantes. O piloto russo Dmitri Korolev disse de boca cheia hoje na rampa durante uma entrevista a TV: "Eu amo Valadares". E amanhã tem mais com a previsão do tempo favorável à mais um dia de provas eletrizante.
Resultados completos no link: http://pwca.org/results/results/
Site do evento: http://abvl.net/superfinal
No facebook: https://www.facebook.com/pwc2013
por: Leonardo Bassani
.