sexta-feira, 23 de maio de 2014

Valadares voltou a ser palco para os melhores campeonatos de voo livre


JORNAL FIGUEIRA entrevista
por Da Redação

23/05/2014 08:49

Abel Couto Brasil, presidente da AVLI - Associação de Voo Livre Ibituruna e do Comtur-GV - Conselho Municipal de Turismo de Governador Valadares, por meio do diálogo com as instituições, fez renascer o voo livre em Governador Valadares. Sob a sua presidência, a AVLI trouxe de volta à cidade os torneios nacionais e internacionais de voo livre, que projetam Valadares internacionalmente. Nesta entrevista ele fala como resgatou estes eventos, quem são os seus parceiros e quais os planos futuros. Esclarece também porque a Prefeitura assumiu a administração da rampa de decolagens no Pico da Ibituruna.

Figueira - O que levou a Prefeitura a assumir o controle administrativo da rampa de decolagem no Pico da Ibituruna?

Abel Couto - A Prefeitura decidiu administrar a rampa no momento em que havia indícios de que a associação que a gerenciava estaria cobrando de visitantes locais e estrangeiros uma taxa no valor de 50 reais para as decolagens. Sendo essa área de decolagem uma área pública e havendo apenas o direito de uso cedido pela Prefeitura, a AVLI - Associação de Voo Livre Ibituruna, da qual sou presidente, se posicionou contrária a essa situação. Tendo em vista que a associação que tinha o direito de uso já se beneficiava com recursos advindos do aluguel de imóvel e antenas sobre ele localizados na rampa, recebendo também recursos da Prefeitura para a manutenção e realização de eventos, e entendendo que a rampa deve ser autossustentável, isso não poderia gerar despesas adicionais a seus usuários. O Ministério Público interveio, a Prefeitura reconheceu os atos indevidos, e retirou da associação o direito de uso da rampa. Os novos procedimentos de uso estão sendo examinados pelo Comtur-GV - Conselho Municipal de Turismo de Governador Valadares.

Figueira - E a partir de agora, como será o uso, quais os procedimentos?

Abel Couto - Estamos trabalhando com o Comtur-GV, no qual também ocupo o cargo de presidente, conselho que integra a Secretaria de Desenvolvimento, sob a liderança do secretário Darly Alves. Em assembleia, criamos uma Comissão Representativa do Voo Livre. Nomeamos os representantes, com o objetivo de juntar todas as entidades esportivas, de classe e de turismo, que estão diretamente envolvidas no voo livre, para elaborar regras de manutenção e administração da rampa do Pico da Ibituruna. Esta será uma forma democrática e correta de levar à Câmara dos Vereadores as regras devidamente aceitas nas assembleias do Comtur-GV, para que sejam votadas e assim se transformarem em leis, possibilitando gerenciamento e controle efetivos.

Figueira - A AVLI trouxe de volta os campeonatos que não aconteciam há vários anos em Valadares. Como foi esse trabalho de renascimento do voo livre na cidade?

Abel Couto - É verdade. A AVLI foi reativada por pilotos que protestaram contra os sinais de afronta à nossa cidadania, restringindo o direito de voar assegurados pela Constituição Federal. Protestamos contra a perda dos campeonatos em Valadares e contra as cobranças indevidas que eram feitas dos nossos turistas esportivos para decolarem na rampa do pico.
Por estas e muitas outras ações equivocadas, ficamos 10 anos sem os campeonatos oficiais de Asa Delta e 7 anos sem os oficiais de Parapente. Em apenas um ano, com muito trabalho e esforço, dialogando com Prefeitura, que acolheu as nossas reivindicações, conseguimos resgatar primeiramente o Campeonato de Asa Delta - Ibituruna Open 2013 junto com toda a elite do voo livre nacional. Isso foi o start para que todos vissem novamente que Valadares somente estava cochilando. Com a garra e determinação da AVLI e seus apoiadores, pudemos mostrar que Valadares está de volta ao seu lugar merecido no cenário mundial do voo livre. Com muito esforço e trabalho conseguimos trazer de volta em 2014, três grandes eventos, como a Super Final da Copa Mundial de Parapente - PWC, o Campeonato Brasileiro e Internacional de Asa Delta - Coelho Diniz Open 214 e o Campeonato Brasileiro e Internacional de Parapente - Valadares Open 2014, que foram elogiados pela qualidade e organização, algo marcante para todos os pilotos que participaram. Neste curto período vieram para a nossa cidade mais 500 pilotos de vários países do mundo e do Brasil, o que nos leva a crer que o número de visitantes tenha alcançado mais que o dobro do ano anterior, isso somente neste início de ano.

Figueira - E qual foi a repercussão disso tudo fora de Governador Valadares, o que a cidade ganhou com isso?

Abel Couto - Estes feitos vêm repercutindo fortemente, e Valadares voltou a ser palco dos melhores campeonatos do mundo. A mídia internacional destacou esses eventos e nossa cidade foi tema de reportagens nas mais importantes revistas do mundo, especializadas em voo livre, que consideram Governador Valadares a capital mundial do voo livre. Com o apoio da ABVL - Associação Brasileira de Voo Livre, que vem fazendo um trabalho espetacular na sua nova gestão, sob a presidência do Chico Santos, e também o apoio irrestrito da Prefeitura de Governador Valadares, da Prefeita Elisa Costa, a AVLI tem para o futuro próximo um quadro promissor de muitos eventos de sucesso com o retorno de turistas e esportistas do mundo inteiro, de volta ao local conhecido como Hawaii do voo mundial.

Figueira - O que a AVLI prevê para o futuro do voo livre em Valadares?

Abel Couto - Um dos temas mais importantes e próximo objetivo é conseguir o apoio da Prefeitura ou da iniciativa privada, para a implantação de uma linha de ônibus, transporte com passagens mais baratas para os pilotos e turistas que vierem a Valadares e quiserem visitar o Pico da Ibituruna. Traremos em 2015 os principais campeonatos nacionais e internacionais, repetindo o sucesso alcançado em 2013/2014, com o pensamento de que para cada ano poderemos aumentar o turismo esportivo do voo livre em nossa cidade. A AVLI agradece a todos os seus associados, empresários e especialmente à Prefeitura, pelo apoio que tem nos dado. Agradecemos também aos patrocinadores, em especial a SOL PARAGLIDERS sempre presente em todos os eventos

veja em http://www.figueira.jor.br/

.

TROFÉU APLAUSO

Notícia fresquinha: Abel Couto Brasil, presidente do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo e da AVLI - Associação de Voo Livre Ibituruna, irá receber o TROFÉU APLAUSO na Caregoria Esporte pelo excelente trabalho que faz como presidente da Associação AVLI. Através do esporte voo livre projeta GV positivamente para todo mundo. Faz girar a nossa economia.

JORNAL FIGUEIRA entrevista


JORNAL FIGUEIRA entrevista

.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ENPI ?



ENPI - ENCONTRO NACIONAL DE PILOTOS E INSTRUTORES

O QUE É O ENPI
O ENPI é um encontro Nacional com o objetivo de promover cursos 
práticos e teóricos para pilotos que pretendam evoluir no voo em técnica 
e segurança.
Também é uma missão dos ENPIs, capacitar, formar e homologar 
profissionais aspirantes a obter habilitação de instrutor e voo duplo, 
interessados em atuar na área de voo livre de Asa Delta e Parapente.

Outra meta, é promover cursos de reciclagem de instrutores já 
homologados, visando manter nossos profissionais sempre atualizados com 
as novas tendências do mercado em termos de segurança, marketing, 
técnicas de ensino e equipamentos.

QUEM PARTICIPA
TODOS OS INSTRUTORES DA ABVL DEVEM PARTICIPAR DO ENPI PARA RENOVAR SUAS 
HABILITAÇÕES, MESMO OS QUE JÁ POSSUEM A HABILITAÇÃO 2014 (PROV).


As vagas serão limitadas em pequenas turmas para que possa haver uma 
integração total entre os palestrantes e todo o grupo, proporcionando 
uma troca de informações mais dinâmica e eficiente.

Os encontros terão entre 20 e 80 pilotos que serão divididos em grupos 
de 20 pilotos alternando entre aulas práticas e teóricas em conteúdos 
segmentados (instrução, XC, segurança, SIV, meteorologia e etc..)

QUEM PODE PARTICIPAR DOS ENPIs.
Instrutores já homologados pela ABVL (voo duplo, avançado e master) 
interessados em RENOVAR sua habilitação de Instrutor.
Aspirantes a OBTER novas homologações de instrutor e voo duplo de Asa 
Delta e Parapente
Interessados em obter homologações SIV, XC, ACRO,TOW
Pilotos em Geral que tenham interesse em alguns dos temas que serão 
abordados no ENPI

LOCAIS E DATAS
Os eventos acontecerão anualmente em diversas regiões do Brasil em 
locais com boa decolagem e boa estrutura hoteleira, para receber com 
conforto as famílias dos pilotos que desejarem acompanhá-los.

A periodicidade e localização se dará conforme a demanda solicitada na 
região para atender aos pilotos, afim de se adequar a necessidade de 
cada região do País.
Esta medida visa também diminuir o custo e facilitar a participação dos 
pilotos no evento.


Os primeiros ENPIs já estão confirmados. Confira as datas e locais 
abaixo:

LOCAIS / DATAS:

- ALFREDO CHAVES - ES -> Dias 30, 31 de Maio e 1 de Junho
- GUAPÉ (Sul de Minas) - MG -> Dias 18, 19 e 20 de Julho

Estão previstos ainda para o 2o Semestre de 2014, ENPIs nas Regiões 
SUL, Centro Oeste e Nordeste.
Em breve estaremos divulgando os novos 
locais confirmados.

Informações sobre o ENPI de Alfredo Chaves já estão disponíveis no site 
da ABVL.

Qualquer dúvida, favor fazer contato pelo email presidente@abvl.com.br

Bons Voos

Chico Santos

sexta-feira, 16 de maio de 2014

15/05/2014

Revista espanhola cita Governador Valadares como referência voo livre

Revista é do piloto Mario Arqué que esteve recentemente no Brasil para lançamento de um Manual Básico Iniciação Parapente

Por Governador Valadares ,MG
Comente agora
Piloto espanhol Mario Arqué criou uma revista e escreveu um manual sobre voo livre. (Foto: Diego Souza/Globoesporte.com)Piloto espanhol Mario Arqué criou uma revista e escreveu um manual sobre voo livre. (Foto: Diego Souza/Globoesporte.com)
Recentemente Governador Valadares sediou duas competições de voo livre, o Campeonato Brasileiro de Parapente e o Valadares Internacional Open. Ao todo, 140 pilotos de diferentes cidades e estados do Brasil e também do exterior participam das competições. A cidade é famosa quando o assunto é a prática do voo livre.
Porém, antes mesmo da realização das duas últimas competições, o voo livre valadarense já estava em alta no exterior. No mês de março, a revista espanhola “Parapente 92” publicou uma matéria citando Governador Valadares como uma das melhores cidades do mundo para a prática do voo livre. A edição da revista que é bimestral, trouxe uma reportagem especial com 32 páginas dedicadas ao mundial realizado no mês de janeiro na cidade.
A revista foi criada pelo piloto espanhol livre Mario Arqué há 23 anos. Desde 1991 ele se dedica a escrever sobre o voo livre na Espanha e no mundo. 
- Pratico voo livre desde meus 16 anos. Comecei saltando de asa delta e no final dos anos 80 me interessei pelo parapente. Ainda no fim dos anos 80 cheguei a criar uma escola de voo livre. Depois senti a necessidade de escrever, foi quando surgiu a ideia de ter uma revista especializada sobre o assunto, no início dos anos 90 - conta o piloto.
Porém, foi no ano de 2005, durante o Mundial de Parapente, que Mario esteve em Governador Valadares pela primeira vez e conheceu as potencialidades da cidade para a prática do esporte. Na ocasião, e foi membro e técnico da equipe espanhola de asa e parapente. Além disso, bateu alguns recordes nacionais de distância em parapente;
- O Mundial de Parapente, em 2005, foi um evento que trouxe mais de 600 pilotos de toda parte do mundo para Valadares. Foi um marco não só na história da cidade, mas também na história do voo livre, pois foi a primeira vez que um Campeonato Mundial aconteceu nas Américas, fora do eixo Europa-Ásia. Tive o privilégio de participar da competição naquele ano - relembra Mario Arqué.
O amor pela cidade e pelas térmicas não veio sozinho. Na ocasião, Mario Arqué conheceu Jerusa Miranda Soares com quem se casou anos depois e atualmente moram na Espanha.
- Nos conhecemos naquela época e nos casamos no fim do mesmo ano. Acho que tudo isso me fez gostar ainda mais de Governador Valadares - garante Mario Arqué.
Foi através do voo livre que Jerusa Miranda e o espanhol Mario Arqué se conheceram e se casaram em 2005. (Foto: Diego Souza/GE)Foi através do voo livre que Jerusa Miranda e o espanhol Mario Arqué se conheceram e se casaram em 2005. (Foto: Diego Souza/GE)

Manual
O interesse pelo voo livre por parte de Mario Arqué é tamanho que além da revista bimestral que ele tem na Espanha, resolveu criar também um Manual Básico de Iniciação de Parapente. O manual tem 256 páginas, 250 fotografias e 500 ilustrações de Jean-Paul Budillon e António Isla. Recentemente, o manual foi traduzido para o português por Fábio Barreto.
- O manual ajuda bastante aqueles que estão começando a voar de parapente. É um manual que segue o método de ensino utilizado na maioria das escolas de voo. Inclui os avanços técnicos e pedagógicos das últimas décadas entre outras coisas - resume Mario que esteve em Valadares no mês de abril para o lançamento do manual em português.

fonte: http://globoesporte.globo.com/mg/grande-minas-vales/noticia/2014/05/revista-espanhola-cita-governador-valadares-como-referencia-voo-livre.html

Protesto no Brasileiro de Parapente – Decisão

juridicoCaros pilotos,
Durante a etapa de Governador Valadares, foi apresentado um protesto através da Liga de Competidores, quanto a atitude supostamente antidesportiva e antiética do piloto Rogério Santos Félix.
Por se tratar de um caso atípico, não previsto no regulamento, o diretor de provas decidiu encaminhar o protesto para a Comissão Técnica da ABVL, baseado no artigo 14 do regulamento que diz:
“Dúvidas ou assuntos não abordados neste regulamento serão analisados e julgados pelo Diretor Técnico da ABVL, respaldado pela Comissão Técnica da entidade”.
A Comissão Técnica da ABVL é formada pelos seguintes pilotos:
- André Fleury – Diretor Técnico
- Rodolpho Cavalini – ES
- Alex Brasil – RJ
- Rodrigo Crivellaro – PR
- Milton Gonçalves – MG
Vale citar que 3 integrantes da Comissão Técnica estavam presentes no evento, portanto puderam acompanhar os fatos de perto.
Gostaria de ressaltar o empenho e atitude desta comissão que prontamente analisou imparcialmente o fato em questão, comprovando que a ABVL possui uma Diretoria Técnica forte e atuante.
Segue abaixo a decisão publicada pelo Direto Técnico da ABVL, que segundo o regulamento do campeonato Brasileiro, é a quem cabe a decisão final.
Caros Pilotos,
Depois de analisar documentos enviados pelo Diretor de Prova do evento mencionado (Etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente em Governador Valadares ), pela entidade Liga dos Competidores de Parapente, a defesa do acusado e conversado com os membros da Comissão Técnica e vários competidores que presenciaram o ocorrido, concluo o seguinte:
- O documento formulado pela Liga está mal redigido, não sendo claro e concreto com suas acusações, mas ficou clara a indignação com a atitude do referido;
- O documento do Sr. Dioclecio Rosendo, diretor de prova, foi claro e coerente com os relatos do ocorrido;
- A defesa do acusado está vaga e procurando se basear e se justificar na Constituição Brasileira e nas falhas existentes no regulamento interno.
Ressaltando que o objetivo maior da entidade ABVL ( Associação Brasileira de Voo Livre ) é apoiar e promover o esporte e o bem estar dos associados;
Que o associado não é obrigado a se associar e quando o faz é porque aceitou suas normas, regulamentos, condutas e ética; 
Que a Liga Brasileira de Competidores de Parapente é uma entidade reconhecida pela ABVL; 
Pelo fato de haver outros fatos desagradáveis e antiéticos antecedentes (reincidência) por parte do acusado ;
Ficou claro que o Sr. Rogerio Santos Felix não se comportou de acordo com a ética do esporte, causou discórdias e desagrado aos demais competidores, criando um clima tenso no evento, colocando em risco não só ele próprio como terceiros.
Portanto,eu, André Fleury, diretor Técnico da Associação Brasileira de Voo Livre, membro da ” Suprema Corte ” desta entidade, voto pelo acato da decisão da Liga Brasileira dos Competidores de voo livre de parapente em condenar o Sr Rogerio Santos Felix à desclassificação na etapa de Governador Valadares e proibir sua participação na próxima etapa em Andradas, MG.
Nada mais havendo a declarar.
André Fleury
Diretor Técnico da ABVL
Com isso, o resultado da 1a Etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, foi alterado, ficando o pódio das categorias FUN e SPORT da seguinte forma:
CATEGORIA FUN
- Campeão: THOMAS MILKO
- Vice-Campeão: WAGNER VERGAÇAS
- 3o Lugar: JOÃO ROBERTO FERREIRA DE OLIVEIRA
CATEGORIA SPORT
- Campeão: ALESSANDRO HERINGER DE JESUS
- Vice-Campeão: MOACIR MIOR
- 3o Lugar: RAMON MOREIRA DA SILVA
As premiações em dinheiro que já foram acertadas no evento serão corrigidas de acordo com a nova colocação de cada piloto. Pedimos que os pilotos mencionados enviem seus dados bancários para presidente@abvl.com.br para que seja depositado o valor referente a esta correção.
Parabéns aos campeões.
Atenciosamente,
Chico Santos
Presidente da ABVL

terça-feira, 13 de maio de 2014

CCVL 2014 Baixo Guandu e Palestra Frank Brown


CCVL e Curso de segurança . 

Programação 

De  22 a 25 /05

Dia 22 Quinta-feira 
19:30 palestra sobre XC e segurança com Frank Brown e Rodolfo Cavaline 

Dia 23 Sexta-feira
10h  Rampa do monjolo ( análise do local e condição de voo , rotas etc) 
12:00 decolagens 
19:30 Palestra com Frank brown e Rodolpho sobre instrução e voo duplo e ENP ( encontro nacional de pilotos da ABVL) que acontecerá em Alfredo 
21:30 exibição do filme ciclos.

Dias 24 Sabado - CCVL 
9:00 saída do transporte para a rampa da praça São Pedro 
Inscrição do ccvl até 1h antes da janela,  aproximadamente as 10:30. 
Apartir das 17h apuracao no Barbosa hotel. 

Dia 25 Domingo - CCVL 
9:00 subida para a rampa da praça São Pedro 
Abertura da janela 12:00 
Apuracao apartir das 16h no barbosa hotel 
Premiação as 19h 

O curso esta incluso na inscrição do CCVl. ( vagas limitadas no curso ) 
Para garantir vaga mandar e mail para frankbrown70@yahoo.com.br 

Preço :  R$ 106,00


terça-feira, 6 de maio de 2014

ORIGEM DO FOGO AGORA

ORIGEM DO FOGO AGORA NA IBITURUNA

FOGO NA IBITURUNA AGORA

GRANDE FOCO DE INCÊNDIO COMEÇANDO AGORA NA IBITURUNA NA CACHOEIRA DA EMBRATEL. FAVOR QUEM TIVER CONTATOS BOMBEIROS, IEF.... e outros MOBILIZAR AÇÃO RÁPIDA PORQUE O FOGO ESTÁ PROGREDINDO RÁPIDO....


domingo, 4 de maio de 2014


Follow The Sun

Follow, follow the sun
And which way the wind blows
When this day is done
Breathe, breathe in the air
Set your intentions
Dream with care
Tomorrow's a new day for everyone
A brand new moon and brand new sun

So follow, follow the sun
The direction of the birds
The direction of love
Breathe, breathe in the air
Cherish this moment
Cherish this breath
Tomorrow's a new day day for everyone
A brand new moon, brand new sun

When you feel life coming down on you like a heavy weight
When you feel this crazy society adding to the strain
Take a stroll to the nearest water's edge, remember your place
Many moons have risen and fallen long, long before you came
So which way is the wind blowing
What does your heart say

So follow, follow the sun
And which way the wind blows
When this day is done

sábado, 3 de maio de 2014


GOVERNADOR VALADARES  - 03/05/2014 - Sábado

PREVISÃO METEOROLÓGICA P/ 12:00h às 17:00h


Tempo estável, de céu claro com névoa seca e nuvens esparsas.

Persiste a massa de ar seco e a circulação de ventos de origem oceânica.

VENTO: (km/h)
Superfície: SE 6 durante o período.
a 600 m: SE 9 durante o período.
a 1200m: ESE 12 durante o período.
a 1800m: E 22 durante o período.

TERMAIS: 3 m/s, chegando a 3,5 m/s nos quadrantes ao sul e chegando a 4 m/s a leste, passando a 1,5 no entorno da rampa e 2,5 m/s nos setores leste e sul.

TETO: 1500m asl passando para 1200m asl.

NUVENS: Possibilidade de cirrus com razoável cobertura e escassos cumulus, sem superdesenvolvimento.


Elaborado por Lucas Machado às 7:30h

quinta-feira, 1 de maio de 2014

5ª Prova



GOVERNADOR VALADARES - 01/05/2014

Quinta

PREVISÃO METEOROLÓGICA - 12:00h às 17:00h

Tempo estável, claro passando a nublado. 

A região persiste sob influência de uma massa polar, no limite noroeste da Alta Subtropical do Atlântico Sul, com centro de 1024 hPa, agora associada a uma frente de oclusão em seu núcleo.

VENTO: (km/h)
Superfície: NNE 5, passando a calmo
a 600 m: NNE 9, passando a NNO 9
a 1200m: N 14, passando a N 12
a 1800m: NNE 20, passando a N 18
a 2400m: NNE 18, passando a N 19

TÉRMICAS: 3 m/s no em grande extensão entorno da rampa, chegando a 4,5 m/s a leste e 4 ao sul, passando a 1,5 m/s no entorno da rampa, 2 m/s em uma área de maior raio ao redor dela, 2 m/s próximo a Divino Traíra e chegando a 3 m/s em uma restrita região ao sul de São Vitor.

TETO: 1300m asl, chegando a 1700m asl a leste e ao sul, passando para 1200m asl nos setores sul, leste e nordeste, e 900m asl nos demais setores.

NUVENS: Cumulus de pouca espessura devem se formar já no início do período, alguns mais espessos no setor nordeste, que podem cobrir grandes extensões ao longo da tarde. Formações em camadas baixas também poderão ocorrer com grande cobertura, na eminência de ventos em níveis superiores de leste e sudeste trazerem novamente umidade do oceano. Os índices de superdesenvolvimento não apresentam valores significativos.

Tendência para os próximos dias:
O sistema de alta pressão polar, embora perdendo força, deverá persistir nos últimos dias do campeonato, mantendo as características de grande amplitude térmica entre a noite e o dia, alta convecção, mas de duração limitada. O dia de amanhã tende a ter excelentes condições de voo.

*Elaborado por Lucas Machado, às 8:00h.

.