sexta-feira, 16 de maio de 2014

15/05/2014

Revista espanhola cita Governador Valadares como referência voo livre

Revista é do piloto Mario Arqué que esteve recentemente no Brasil para lançamento de um Manual Básico Iniciação Parapente

Por Governador Valadares ,MG
Comente agora
Piloto espanhol Mario Arqué criou uma revista e escreveu um manual sobre voo livre. (Foto: Diego Souza/Globoesporte.com)Piloto espanhol Mario Arqué criou uma revista e escreveu um manual sobre voo livre. (Foto: Diego Souza/Globoesporte.com)
Recentemente Governador Valadares sediou duas competições de voo livre, o Campeonato Brasileiro de Parapente e o Valadares Internacional Open. Ao todo, 140 pilotos de diferentes cidades e estados do Brasil e também do exterior participam das competições. A cidade é famosa quando o assunto é a prática do voo livre.
Porém, antes mesmo da realização das duas últimas competições, o voo livre valadarense já estava em alta no exterior. No mês de março, a revista espanhola “Parapente 92” publicou uma matéria citando Governador Valadares como uma das melhores cidades do mundo para a prática do voo livre. A edição da revista que é bimestral, trouxe uma reportagem especial com 32 páginas dedicadas ao mundial realizado no mês de janeiro na cidade.
A revista foi criada pelo piloto espanhol livre Mario Arqué há 23 anos. Desde 1991 ele se dedica a escrever sobre o voo livre na Espanha e no mundo. 
- Pratico voo livre desde meus 16 anos. Comecei saltando de asa delta e no final dos anos 80 me interessei pelo parapente. Ainda no fim dos anos 80 cheguei a criar uma escola de voo livre. Depois senti a necessidade de escrever, foi quando surgiu a ideia de ter uma revista especializada sobre o assunto, no início dos anos 90 - conta o piloto.
Porém, foi no ano de 2005, durante o Mundial de Parapente, que Mario esteve em Governador Valadares pela primeira vez e conheceu as potencialidades da cidade para a prática do esporte. Na ocasião, e foi membro e técnico da equipe espanhola de asa e parapente. Além disso, bateu alguns recordes nacionais de distância em parapente;
- O Mundial de Parapente, em 2005, foi um evento que trouxe mais de 600 pilotos de toda parte do mundo para Valadares. Foi um marco não só na história da cidade, mas também na história do voo livre, pois foi a primeira vez que um Campeonato Mundial aconteceu nas Américas, fora do eixo Europa-Ásia. Tive o privilégio de participar da competição naquele ano - relembra Mario Arqué.
O amor pela cidade e pelas térmicas não veio sozinho. Na ocasião, Mario Arqué conheceu Jerusa Miranda Soares com quem se casou anos depois e atualmente moram na Espanha.
- Nos conhecemos naquela época e nos casamos no fim do mesmo ano. Acho que tudo isso me fez gostar ainda mais de Governador Valadares - garante Mario Arqué.
Foi através do voo livre que Jerusa Miranda e o espanhol Mario Arqué se conheceram e se casaram em 2005. (Foto: Diego Souza/GE)Foi através do voo livre que Jerusa Miranda e o espanhol Mario Arqué se conheceram e se casaram em 2005. (Foto: Diego Souza/GE)

Manual
O interesse pelo voo livre por parte de Mario Arqué é tamanho que além da revista bimestral que ele tem na Espanha, resolveu criar também um Manual Básico de Iniciação de Parapente. O manual tem 256 páginas, 250 fotografias e 500 ilustrações de Jean-Paul Budillon e António Isla. Recentemente, o manual foi traduzido para o português por Fábio Barreto.
- O manual ajuda bastante aqueles que estão começando a voar de parapente. É um manual que segue o método de ensino utilizado na maioria das escolas de voo. Inclui os avanços técnicos e pedagógicos das últimas décadas entre outras coisas - resume Mario que esteve em Valadares no mês de abril para o lançamento do manual em português.

fonte: http://globoesporte.globo.com/mg/grande-minas-vales/noticia/2014/05/revista-espanhola-cita-governador-valadares-como-referencia-voo-livre.html