segunda-feira, 30 de março de 2015

EU QUERO ÔNIBUS PARA A IBITURUNA

.Abaixo-assinado

"Transporte Público para o Pico da Ibituruna é direito de Todos Valadarenses"

Para: Câmara dos Vereadores de Governador Valadares-MG; Prefeitura Municipal de Governador Valadares - MG.

PROJETO CALANGÃO TUR  - Subindo o paredão

IDEALIZADOR :  ABEL COUTO BRASIL
Presidente da AVLI – Associação de Voo Livre Ibituruna

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO AO PICO DA IBITURUNA

  O Pico da Ibituruna sempre foi o maior orgulho de todos os Valadarenses, símbolo e referência turística a todos os visitantes e amantes desta terra, um presente de Deus para Governador Valadares, que embeleza os olhos de todos que a vêem. Todos nós Valadarenses já ouvimos alguém perguntar, porque tamanho monumento natural não é explorado para atrair o turismo em nossa cidade?
Porque nenhum político desta cidade ainda não deu a devida importância para os anseios de nossa população, será que o lazer e turismo não faz parte do bem estar de nossa sociedade?
 
   Quantas pessoas já nos disseram que moram aqui a anos e nunca subiram o Pico da Ibituruna e que disseram não conhecer aquela vista maravilhosa de nossa cidade?
O motivo muitas vezes é por não ter um veiculo próprio para subir a montanha, ou não ter condições de pagar um ônibus especial, já que os custo da passagem é muito elevado principalmente para aqueles que gostariam de levar toda a sua família. O pior de todos os problemas é que ainda podermos ver, todos os dias, moradores subindo e descendo as estradas a pé, pessoas idosas e até com criança no colo, pois não possuírem um carro, acabam por passar por um sacrifício enorme e sofrimento dobrado quando chove, um verdadeiro abandono e descaso com aquela população.
 
   Um exemplo de interesse em investimento no turismo e na qualidade de vida de algumas cidades, e que são muito menores que a nossa, podemos citar algumas como Poços de Caldas-MG, Atibaia-SP, Gramado- RS, Ouro Preto-MG, e dezenas de outras cidades. Mas somente daremos destaque e ênfase em apenas uma delas, a cidade de Poços de Caldas-MG, que tem uma montanha muito menor e sem graça, mas que devido ao investimento feito com um teleférico e uma estrada asfaltada até o topo da montanha, conseguem atrair e receber milhares de turistas por ano, que trazem muitas divisas e empregos para aquela cidade. Uma industria limpa, já que não polui e que gera milhares de empregos diretos e indiretos a sua população. Quantos prefeitos e investidores de outras cidades que passaram por aqui e viram esta montanha enorme e maravilhosa ao lado da cidade, perceberam o potencial enorme que ela pode oferecer e perceberam como ela esta abandonada, sem investimentos e sem previsão de nenhum projeto ousado, chegam a ficar invejosos de tamanha oportunidade de investimentos, completamente abandonada, e acabam questionando e perguntam para Deus porque esta montanha não esta lá na cidade deles?
Nossos antepassados, a varias décadas atrás, tinham muito mais visão para conseguir os recursos do que nós atualmente, pois eles com todas as dificuldades daquela época e com poucos recursos, já que a cidade era bem menor, conseguiram construir a estrada de acesso e ainda colocaram a estátua da Santa no topo da montanha, que hoje é referência para os visitantes, da qual desfrutamos destas obras até hoje, fruto do trabalho de nossos avós, e que devem ter custado muito dinheiro naquela época. Hoje com todos os recursos e tecnologia podemos acreditar que seria muito mais fácil conseguirmos estes recursos, já que nossa cidade esta muito mais desenvolvida na atualidade.
Com este projeto do transporte será o inicio de um novo tempo, criando condições para que todos possam desfrutar deste benefício já de imediato, pois existem milhares de usuários no interesse deste transporte diário ao Pico do Ibituruna, pois são centenas de moradores e trabalhadores locais, centenas de pilotos de Voo Livre, centenas de turistas e visitantes de nossa cidade, acabando com o sofrimento de anos, dando conforto, e diminuindo a todos também as despesas elevadas com os transportes particulares e ou alternativos.
 
   Com uma linha de ônibus Urbana, com passagens mais baixas e funcionando em horários importantes e planejados, fomentaremos também para que no futuro outros investidores de nossa cidade possam planejar e ter condições de construir qualquer investimento aumentando a oferta de empregos através do turismo e do lazer nas áreas de nossa Ibituruna.

   Para a sua apresentação e possível execução encaminharemos este projeto para a CAMARA DOS VEREADORES e PREFEITURA de Governador Valadares, para que os Vereadores possam aprová-lo como Lei, para que todas as empresa de transportes licitadas ganhadoras do direito do monopólio para o transporte publico em Governador Valadares, sejam obrigadas a incluir a linha de Ônibus Coletivo Urbano, de ida e volta, do centro da cidade até o Pico do Ibituruna, com ônibus para passageiros e adaptado também para levar equipamentos de voo livre e bicicletas, partindo do Centro da Cidade até o Pico da Ibituruna.

   Após a linha estar funcionando com certeza melhorará a qualidade de vida de todos que ali residem, dos trabalhadores, dos fazendeiros e sitiantes, dos Associados do Ibituruna Serra Clube, aos Valadarenses que poderão levar suas família para um passeio, ao Turista que estiver nos hotéis, os pilotos de Governador Valadares, os pilotos turistas nacionais e internacionais, e além de proporcionar o incentivo ao investidor para a exploração turística no local, como camping, Hotéis fazendas, restaurantes, arborismos e muitos outros esportes, como o Ciclismo Downhill, passeios ecológicos com alunos e professores, etc.

   Os investimentos são pequenos para empresa prestadora do serviço, uma vez que para a implantação da linha, serão utilizados apenas um ônibus adaptado para subir e descer montanhas, e um motorista. Acreditamos que devido ao volume grande de passageiros interessados nesta linha, a própria empresa terá retorno do investimento em tempo rápido e os lucros serão certos, e com certeza aumentará sua frota nesta linha, para atender a demanda, que vai lotar este ônibus.

   A própria empresa também poderá usar sua própria frota para divulgação e propaganda da nova linha, colocando adesivos ou pinturas em todos os ônibus, com figuras de Asa Delta, Parapentes, Bicicletas e outros esportes, usando um slogan, tipo informando que a sua empresa esta contribuindo para o crescimento do Esporte, do lazer e do turismo de Valadares. Através de um estilista que enfeitará os Ônibus assim divulgará seu trabalho. Já imaginaram que beleza ficaria nossa cidade com Ônibus com pinturas decorativas com o que nós mais amamos em nossa cidade. Seria um cartão postal a frota de ônibus pintada por exemplo de branco, com lindas figuras de nossos esportes e da Ibituruna nas suas laterais. Em Atibaia – SP, é um exemplo, os ônibus tem figuras de flores e morangos que são as riquezas do lugar, os ônibus ficaram muito bonitos e virou orgulho de sua população. Com certeza toda a mídia da região vão querer divulgar esta novidade a todos os valadarenses, através dos jornais, rádios, etc. Qual Valadarense não vai querer informar a um visitante ou a um amigo que nossa cidade já tem um serviço de transporte até o Pico da Ibituruna, com certeza todos vão fazer a propaganda de boca a boca, pois a Ibituruna é nosso maior patrimônio e nosso maior Playground.

OBJETIVOS:
• Fomentar o crescimento turístico em nossa cidade trazendo grades divisas para nosso comercio local.
• Dar melhor qualidade de vida aos moradores e trabalhadores no Pico da Ibituruna.
• Transportar os trabalhadores moradores do Pico da Ibituruna para o Centro da cidade e os que residem no centro da cidade para trabalhar no Pico da Ibituruna.
• Contribuir para o desenvolvimento diário do esporte local e do turismo esportivo nacional e internacional, e também apoio Logístico para quando houver os campeonatos nas modalidades de Asa Delta, Parapente, ciclismo nas categorias Mountain Bike e Downhil, Rapel, Corridas de Montanha, Trekking ou Corrida a pé entre muitos outros.
• Suporte e apoio aos Associados e visitantes do Clube Ibituruna Serra Clube.
• Melhorar o movimento nos Bares, restaurantes, hotéis e Pousadas já existentes.
• Fomentar o crescimento econômico na região gerando mais produtos e empregos a nossa população.
• Diminuir o transito de veículos no local, devido ao limitado tamanho do estacionamento no Pico da Ibituruna.
• Mais uma opção de lazer para as Famílias de todas as faixas etárias e classes sociais, a um preço mais barato, de grande valor social.
• Fomentar Programas educacionais em parceria com as escolas levando alunos para um passeio com conhecimento ecológico.
• Possibilitar o transporte de pessoas Idosas e cadeirantes para um passeio, já que normalmente este grupo não podem dirigir veículos.
• Proporcionar o Transporte dos moradores do Ibituruna para faculdades, cursos de especializações, escolas, etc.
• Gerar mais empregos para a empresa de transporte e lucros com a nova linha.

METAS:
• Concorrer para futuros campeonatos Nacionais e Mundiais de Voo Livre a partir de 2013.
• Melhorar o Nível Social, Cultural e Escolar dos moradores do Pico do Ibituruna.
• Aumentar para o dobro o numero de turistas a nossa cidade.
• Promover o descanso, a felicidade e o bem estar a todos os Valadarenses através de passeios com baixo custo.
• Aumentar o conhecimento ecológico ás nossas crianças.
• Aumentar a qualificação e o numero de empregos em nossa cidade.
• Diminuir o transito de veículos nas estradas e no Pico do Ibituruna.
• Diminuir a poluição sonora e do ar, provocada pelo excesso de veículos no local.
• Diminuir o numero de pessoas que sofrem subindo e descendo a pé a montanha.
• Melhorar a qualidade do atendimento ao turista e aos cliente, em troca de melhores rendas para os comerciantes locais.
• Mais empregos e lucros ou cobertura das despesas para a empresa prestadora do serviço de transporte.

METODOLOGIA:
Para a realização deste projeto será necessário que a Câmara dos Vereadores de Governador Valadares aprove como lei para que todas as empresas que venham a prestar os serviço coletivo da cidade, sejam obrigadas a incluir esta linha com quatro itinerários no mínimo de ida e volta e utilizando um ônibus, que tenha a capacidade mínima para levar 30 passageiros sentados, com motor dianteiro, caixa reduzida adaptada para subir e descer montanhas, com sistema de freios a ar, auto-travantes em caso de perda de freio, com elevador para cadeirantes, e com suporte no teto para levar Asas Delta e espaço na traseira para levar Parapentes e bicicletas, com capacidade mínima de carga de 5 mil quilos.

O itinerário Proposto para melhor aproveitamento é o que segue abaixo:
1. Saída ás 6,00 horas para o Pico da Ibituruna, partindo do Ponto de Ônibus em Frente ao Mirante na Praça do Banco do Brasil, acessando a Marechal Floriano, usando os pontos de ônibus já existentes, passando pela Jk, Marginais da Rio Bahia no Vila Isa, Av. Ibituruna e acessando a estrada do Pico do Ibituruna até ao Pico.

2. Retorno ao Centro da cidade logo após sua chegada, saindo do Pico da Ibituruna, acessando a estrada sentido Bairro Vila Isa, Av Ibituruna, Marginal da Rio Bahia no Vila Isa, Av. JK, Israel Pinheiro, Av. São Paulo, Rua Sá Carvalho, parada no Mirante da Praça do Banco do Brasil.

3. Saída às 10,00 horas para o Pico da Ibituruna, partindo do Ponto de Ônibus em Frente ao Mirante na Praça do Banco do Brasil, acessando a Marechal Floriano, usando os pontos de ônibus já existentes, passando pela Av Jk, Marginais da Rio Bahia no Vila Isa, Av. Ibituruna e acessando a estrada do Pico do Ibituruna até ao Pico.

4. Retorno ao Centro da cidade logo após sua chegada, saindo do Pico da Ibituruna, acessando a estrada sentido Bairro Vila Isa, Av Ibituruna, Marginal da Rio Bahia no Vila Isa, Av. JK, Israel Pinheiro, Av. São Paulo, Rua Sá Carvalho, parada no Mirante da Praça do Banco do Brasil.

5. Saída às 14,00 horas para o Pico da Ibituruna, partindo do Ponto de Ônibus em Frente ao Mirante na Praça do Banco do Brasil, acessando a Marechal Floriano, usando os pontos de ônibus já existentes, passando pela Av Jk, Marginais da Rio Bahia no Vila Isa, Av. Ibituruna e acessando a estrada do Pico do Ibituruna até ao Pico.

6. Retorno ao Centro da cidade logo após sua chegada, saindo do Pico da Ibituruna, acessando a estrada sentido Bairro Vila Isa, Av Ibituruna, Marginal da Rio Bahia no Vila Isa, Av. JK, Israel Pinheiro, Av. São Paulo, Rua Sá Carvalho, parada no Mirante da Praça do Banco do Brasil.

7. Saída às 18,00 horas para o Pico da Ibituruna, partindo do Ponto de Ônibus em Frente ao Mirante na Praça do Banco do Brasil, acessando a Marechal Floriano, usando os pontos de ônibus já existentes, passando pela Av Jk, Marginais da Rio Bahia no Vila Isa, Av. Ibituruna e acessando a estrada do Pico do Ibituruna até ao Pico.
8. Retorno ao Centro da cidade logo após sua chegada, saindo do Pico da Ibituruna, acessando a estrada sentido Bairro Vila Isa, Av Ibituruna, Marginal da Rio Bahia no Vila Isa, Av. JK, Israel Pinheiro, Av. São Paulo, Rua Sá Carvalho, parada no Mirante da Praça do Banco do Brasil.

Logicamente que esta linha ainda poderá prestar serviço aos passageiros que pretendem apenas sair do Centro e chegar até o Bairro Vila Bretãs e ao Bairro Vila Isa e vice-versa, com preços de passagens normais, ajudando outros itinerários e trazendo mais renda para a linha e para os que iniciarem a subida através da estrada de acesso ao pico pagarão um preço diferenciado.

Para solicitar a Câmara dos Vereadores a aprovação deste projeto é necessários que todas as entidades interessadas, como os Clubes de Diretores Logistas – CDL, Associações de Hotéis, Bares e restaurantes, Associações de Voo Livre, Associações dos moradores do Pico do Ibituruna, Associações dos Moradores do Vila Isa, e quantas mais associações quiserem ajudar, que se manifestem a favor através de ofícios e abaixo assinados, dando apoio ao referido projeto, solicitando o mais rápido possível a aprovação da Lei, e a cobrança do referido transporte a empresa prestadora do serviço de transporte urbano, o mais breve possível a sua ativação.

CRONOGRAMA
Gostaríamos de dar inicio ao projeto o mais breve possível, e dar entrada na Câmara dos Vereadores desta cidade, antes do final do mês de Maio de 2012, no qual o Vereador Euclides Pettersen comprometeu-se a dar entrada e levar o projeto ao conhecimento de todos os Vereadores e tentar a aprovação deste projeto ainda nesta gestão publica, antes da posse da nova administração que virá no próximo ano, para isso o prazo Máximo para a sua aprovação e execução seria até o final do Mês de Novembro, para que no ano de 2013 a linha já esteja funcionando a todo vapor.

ORÇAMENTO:
O preço de passagem sugerido para esta linha é de R$ 5,00 a R$ 6,00.
O valor para o investimento deste projeto é apenas a aquisição de um Ônibus, que tenha a capacidade mínima de levar 30 passageiros sentados, com motor dianteiro, caixa reduzida adaptada para subir e descer montanhas, com sistema de freios a ar, auto-travantes em caso de perda de freio, com elevador para cadeirantes, e com suporte no teto para levar Asas Delta e espaço na traseira para levar Parapentes e bicicletas. Custo de Ônibus novo de R$ 150.000,00 a R$ 200.000,00.
Pode-se também discutir a possibilidade de utilizar ônibus usados reformados e adaptados, mas este é uma condição que deve somente ser aceita se respeitar as normas de lei de transporte urbano. Custos de ônibus Usado: A partir de R$ 60.000,00.

IDEALIZADOR :
ABEL COUTO BRASIL Presidente da AVLI – Associação de Voo Livre Ibituruna
08 de Maio de 2012


ASSINE A PETIÇÃO   http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N24464