quarta-feira, 6 de março de 2013

LK8000 E XcBrasil E softwares OPENSOURCE

Durval Henke.......
 
11:25 (3 horas atrás)


Bem amigos, para quem nao sabe eu venho do mundo OPENSOURCE..
nos idos de 1990 muuito antes do Boom do Software livre, eu já era um de
seus adeptos e produzi muito software de codigo aberto (OPENSOURCE).
Conheço os GURUS pessoalmente Stallman, Torvalds e muitos outros..
Portanto posso afirmar com certeza que um software livre é ótimo para o
conhecimento, porém é passível de adulteração quando envolvem chaves de
segurança, principalmente quando seu código fonte traz a forma de
compilar seu jeito de assinar os arquivos.

O XcBrasil tomou a mesma decisão que os Amigos da INGLATERRA Tomaram..
Ou se tem uma versão de assinatura digital não publica ou então os voos
não serão aceitos para compor a LIGA.. mas sao aceitos para logbook
PESSOAL..

O mesmo acontece com o Site do DHV..

Recentemente após eu afirmar isto nos Forums (nossas listas) o
Desenvolvedor do Software LK8000 entrou em contato e me perguntou o que
você precisa para aceitar os voos do LK8000 no seu XcBrasil? se eu fizer
uma versão que não tenha esta chave "PUBLICA" você aceitará a exemplo do
que estou fazendo para A INGLATERRA ?

Eu respondi SIM.. e ele neste final de semana providenciará uma versão
que não será OPENSOURCE que contenha o "tal assinador" ( estou tentando
ser o mais simples possível sem termos técnicos para a maioria entender ).

Então a despeito de certas pessoas Espernearem dizendo que vou contra a
mão da história e do Software Livre que estou tentando cercear a
liberdade de uso do que os pilotos bem entenderem usar, que estou
tentando vender somente Flymaster, que sou um déspota.. Bem nada disto é
verdade.

O Que eu quero com o XcBrasil é SERIEDADE em tudo que for postado,
SERIEDADE que temos desde seu inicio em 2005 ou 2006 não lembro mais.
Seriedade necessária para gerir o SEGUNDO MAIOR Site do mundo em Termos
de Voos postados ( Maior que o próprio Paragliding Forum ) que coleta
voos do mundo todo mas nao os mantem em arquivo, Seriedade com que fiz
softwares para integrar todos os LEONARDOS do mundo num único servidor
PARAGLIDING FORUM, Seriedade com que escrevi a API de sincronização do
software LEONARDO com o wxc.fai.org.

Certas pessoas precisam estar sobre um pedestal e terem holofotes
voltados para si para se auto afirmarem como indivíduos, necessitam
estar sempre no topo do mundo, serem os primeiros em tudo, nem que isto
seja invenção contada inúmeras vezes que até a própria pessoa acredita
ser verdade..

Ha..e como eu o Paolo Ventafrida temos o mesmo pensamento:

Hello Durval, thanks for answering.
I am not sure I understood your answer.
Yes, we can prepare a new validator that has no public key, not in the
open source.
It takes a few days to prepare it .
.......
I agree with the issue of big mess, when you have so many competitors
and one scorer!
We cannot provide a USB serial simulator, because the LK run on too many
platforms to follow.
But I also believe that no serious competitor is doing a competition
with only LK.
A serious competitor has at least a professional variometer, which is
also a logger, like the B1 from Flymaster, or Flytec, or Digifly.
And then they use LK as navigator, which is not a variometer. Personally
I would enter the task in both instruments, because if you loose one
navigator you still have a backup. In a competition it is a must, to
have a backup.
Ok, in any case if the online contest can get along with LK8000 when we
use a non-public validation key, then all is well.
I suppose that in such case the other open source software (xcsoar) will
no more be held valid, unless they do the same as us.
If you kindly confirm the above, I will prepare by next week the
necessary stuff (vali-xlk.exe) .
Pilots will need to install a special validator on their PNAs, and thats
all.
thanks in advance
kind regards
paolo

e após minha resposta de OK

Ok thanks!
I will prepare it for the weekend. I will explain it is not valid for
competitions, that’s another thing.
kinds regards
paolo


Entao senhores providencias são tomadas...

Durval Henke
XcBrasil