terça-feira, 23 de abril de 2013

De novo as Orelhas...

- NUNCA reabrir os dois lados ao mesmo tempo, principalmente em velas com mais horas de voo, que vão ficando cada vez mais sensíveis a abusos no ângulo de ataque.
- O que provoca menos prejuízos aerodinâmicos(possibilidade de estol) é abrir um lado de cada vez. Solta-se uma orelha por vez, e bomba-se a sua respectiva reabertura, um lado de cada vez. Esse acionamento de freio, de um lado de cada vez, não chega a induzir uma curva, não é mesmo?

- A gente costuma se esquecer que horas de voo modificam substancialmente o comportamento de qualquer parapente, principalmente nas questões de tolerâncias a parachutar/estolar. Por isso os prazos de revisões indicadas pelos fabricantes precisam ser seguidos a risca. As linhas sofrem uma modificação em seu comprimento, ou por horas de voo que se acumulam, ou em casos de se molharem(encolhem), ou então aqueles pilotos que gostam de praticar algumas espirais com frequência, estes seus parapentes tendem a perder a sua trimagem original de homologação mais prematuramente.
Enfim, sempre vale lembrar que o sucesso de cada voo não costuma estar restrito a um ou outro aspecto específico, mas vem com o respeito a uma coleção de vários pequenos detalhes que, isoladamente podem parecer insignificantes, mas dentro de um contexto mais amplo podem ser o divisor de águas entre cair, ou continuar voando.
Consciência, diversão e encantamento nos voos !

Kurt W. Stoeterau
www.parapenteobediente.com


.