quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Como dados de rotas mais voadas pelo mundo são gerados?


Vai a dica do VooLivreSITE.

Site chinês (http://thermal.kk7.ch/) mostra com detalhes muitos dados interessantes para pilotos de voo livre.

- Rotas mais voadas
- Termais
- Pontos mais frequentes de termais

Todos os dados são importados de banco de dados como o site Portal do Voo (http://www.portaldovoo.com.br/leonardo/). nesses sites os pilotos fazem o upload de arquivos gerados por seus variomeros ou GPS que tem alta precisão na coleta da informação. Então o Thermal.kk7 processa a informação e o piloto pode acessar ele de varias maneiras, podendo escolher o tipo do mapa e as datas em que os dados foram coletados.

uma das funções mas incríveis é que tudo pode ser baixado para seu computador sem custo, aparelhos como o Conquest que o VooLivreSITE disponibiliza na loja virtual, esses dados é chamado de Hotspot.

Hotspots são definidos por posição e altura. Eles definem a probabilidade de encontrar uma térmica em uma área de 250m perto do hotspot (em percentagem).

Para os pilotos voando com Conquest há a opção para mostrar hotspots como os aeródromos na tela. Isto torna mais fácil identificar os hotspots atualmente alcançáveis.

Além disso esses dados podem ser analisados juntos com o XcSkies (http://www.xcskies.com) para um planejamento detalhado de um voo de cross. Site que mostra previsão de varias fontes em um só local. muito preciso. Tem funções como, previsão de melhor rota de cross e topo de termais, base das nuvens e quase tudo que você conseguir imaginar. Muito fácil de utilizar. Possui uma ferramenta pra criar sua própria rota de voo.

usando uma terceira ferramenta que é o XcPlanner (http://xcplanner.appspot.com/) você consegue criar o plano de voo em um formato que seu Compeo, ou qualquer variometro mais sofisticado pode utilizar para te mostrar o melhor caminho durante seu voo. Ferramenta tão simples de usar que pode ser usada em um tablet na rampa para analisar pontuações de possibilidades de rotas de voo.

Utilizando essas 3 ferramentas no Conquest vc terá, a certeza de um plano de voo em um local onde a mais chance de acerto, o equipamento detectará as termais, mostrará em cores todos os dados das rotos mais usadas e as possíveis residentes e baseado nos dados de meteorologia tão detalhados do XcSkies você saberá melhor o que está na sua frente.

Voltando ao Thermal.kk7 segue abaixo link para download do arquivo KML, para que vc possa ver os dados direto em seu Google Earth. O arquivo não precisa ser atualizado, ele se atualiza sempre que entra no aplicativo sozinho.

KML- http://thermal.kk7.ch/php/kmlOverview.php
Google Earth - http://earth.google.com/download-earth.html