sexta-feira, 23 de maio de 2014

Valadares voltou a ser palco para os melhores campeonatos de voo livre


JORNAL FIGUEIRA entrevista
por Da Redação

23/05/2014 08:49

Abel Couto Brasil, presidente da AVLI - Associação de Voo Livre Ibituruna e do Comtur-GV - Conselho Municipal de Turismo de Governador Valadares, por meio do diálogo com as instituições, fez renascer o voo livre em Governador Valadares. Sob a sua presidência, a AVLI trouxe de volta à cidade os torneios nacionais e internacionais de voo livre, que projetam Valadares internacionalmente. Nesta entrevista ele fala como resgatou estes eventos, quem são os seus parceiros e quais os planos futuros. Esclarece também porque a Prefeitura assumiu a administração da rampa de decolagens no Pico da Ibituruna.

Figueira - O que levou a Prefeitura a assumir o controle administrativo da rampa de decolagem no Pico da Ibituruna?

Abel Couto - A Prefeitura decidiu administrar a rampa no momento em que havia indícios de que a associação que a gerenciava estaria cobrando de visitantes locais e estrangeiros uma taxa no valor de 50 reais para as decolagens. Sendo essa área de decolagem uma área pública e havendo apenas o direito de uso cedido pela Prefeitura, a AVLI - Associação de Voo Livre Ibituruna, da qual sou presidente, se posicionou contrária a essa situação. Tendo em vista que a associação que tinha o direito de uso já se beneficiava com recursos advindos do aluguel de imóvel e antenas sobre ele localizados na rampa, recebendo também recursos da Prefeitura para a manutenção e realização de eventos, e entendendo que a rampa deve ser autossustentável, isso não poderia gerar despesas adicionais a seus usuários. O Ministério Público interveio, a Prefeitura reconheceu os atos indevidos, e retirou da associação o direito de uso da rampa. Os novos procedimentos de uso estão sendo examinados pelo Comtur-GV - Conselho Municipal de Turismo de Governador Valadares.

Figueira - E a partir de agora, como será o uso, quais os procedimentos?

Abel Couto - Estamos trabalhando com o Comtur-GV, no qual também ocupo o cargo de presidente, conselho que integra a Secretaria de Desenvolvimento, sob a liderança do secretário Darly Alves. Em assembleia, criamos uma Comissão Representativa do Voo Livre. Nomeamos os representantes, com o objetivo de juntar todas as entidades esportivas, de classe e de turismo, que estão diretamente envolvidas no voo livre, para elaborar regras de manutenção e administração da rampa do Pico da Ibituruna. Esta será uma forma democrática e correta de levar à Câmara dos Vereadores as regras devidamente aceitas nas assembleias do Comtur-GV, para que sejam votadas e assim se transformarem em leis, possibilitando gerenciamento e controle efetivos.

Figueira - A AVLI trouxe de volta os campeonatos que não aconteciam há vários anos em Valadares. Como foi esse trabalho de renascimento do voo livre na cidade?

Abel Couto - É verdade. A AVLI foi reativada por pilotos que protestaram contra os sinais de afronta à nossa cidadania, restringindo o direito de voar assegurados pela Constituição Federal. Protestamos contra a perda dos campeonatos em Valadares e contra as cobranças indevidas que eram feitas dos nossos turistas esportivos para decolarem na rampa do pico.
Por estas e muitas outras ações equivocadas, ficamos 10 anos sem os campeonatos oficiais de Asa Delta e 7 anos sem os oficiais de Parapente. Em apenas um ano, com muito trabalho e esforço, dialogando com Prefeitura, que acolheu as nossas reivindicações, conseguimos resgatar primeiramente o Campeonato de Asa Delta - Ibituruna Open 2013 junto com toda a elite do voo livre nacional. Isso foi o start para que todos vissem novamente que Valadares somente estava cochilando. Com a garra e determinação da AVLI e seus apoiadores, pudemos mostrar que Valadares está de volta ao seu lugar merecido no cenário mundial do voo livre. Com muito esforço e trabalho conseguimos trazer de volta em 2014, três grandes eventos, como a Super Final da Copa Mundial de Parapente - PWC, o Campeonato Brasileiro e Internacional de Asa Delta - Coelho Diniz Open 214 e o Campeonato Brasileiro e Internacional de Parapente - Valadares Open 2014, que foram elogiados pela qualidade e organização, algo marcante para todos os pilotos que participaram. Neste curto período vieram para a nossa cidade mais 500 pilotos de vários países do mundo e do Brasil, o que nos leva a crer que o número de visitantes tenha alcançado mais que o dobro do ano anterior, isso somente neste início de ano.

Figueira - E qual foi a repercussão disso tudo fora de Governador Valadares, o que a cidade ganhou com isso?

Abel Couto - Estes feitos vêm repercutindo fortemente, e Valadares voltou a ser palco dos melhores campeonatos do mundo. A mídia internacional destacou esses eventos e nossa cidade foi tema de reportagens nas mais importantes revistas do mundo, especializadas em voo livre, que consideram Governador Valadares a capital mundial do voo livre. Com o apoio da ABVL - Associação Brasileira de Voo Livre, que vem fazendo um trabalho espetacular na sua nova gestão, sob a presidência do Chico Santos, e também o apoio irrestrito da Prefeitura de Governador Valadares, da Prefeita Elisa Costa, a AVLI tem para o futuro próximo um quadro promissor de muitos eventos de sucesso com o retorno de turistas e esportistas do mundo inteiro, de volta ao local conhecido como Hawaii do voo mundial.

Figueira - O que a AVLI prevê para o futuro do voo livre em Valadares?

Abel Couto - Um dos temas mais importantes e próximo objetivo é conseguir o apoio da Prefeitura ou da iniciativa privada, para a implantação de uma linha de ônibus, transporte com passagens mais baratas para os pilotos e turistas que vierem a Valadares e quiserem visitar o Pico da Ibituruna. Traremos em 2015 os principais campeonatos nacionais e internacionais, repetindo o sucesso alcançado em 2013/2014, com o pensamento de que para cada ano poderemos aumentar o turismo esportivo do voo livre em nossa cidade. A AVLI agradece a todos os seus associados, empresários e especialmente à Prefeitura, pelo apoio que tem nos dado. Agradecemos também aos patrocinadores, em especial a SOL PARAGLIDERS sempre presente em todos os eventos

veja em http://www.figueira.jor.br/

.