sábado, 25 de janeiro de 2014

Task 9 PWC 2013



Paragliding World Cup - 24.01.14

O sistema de pontuação da Copa Mundial de Parapente premia mais que ânimos e fôlegos. A fórmula dá pontos a todas micro-decisões estratégicas de um piloto. Se um dos pilotos chega 60s à frente de um outro ao fim de uma prova, ele recebe mais pontos. Ou seja ele recebe mais pontos porque foi mais rápido. Mas se, por exemplo, o mesmo chegar a 10 segundos do outro porém ter quase perdido porque arriscou tudo para chegar à frente, ele recebe mais pontos ainda, mesmo tendo sido mais lento. Ou seja, ele foi mais arrojado e na fórmula da copa do mundo de parapente, a soma de pequenos momentos de arrojo conta pontos também, até mais pontos do que velocidade. É como se a formula 1 desse pontos por estilo de ultrapassagens e pela distância que o piloto venceu e não apenas a posição que ele chegou.

E foi nesta toada que o nono dia de provas aconteceu nos céus de Governador Valadares, através de uma prova de 97km até Caratinga que fora apelidada de "a corrida incrível" por alguns pilotos. O suiço Stefan Wyss explica o apelido: "este é o potencial de Valadares. A disponibilidade de opções de prova que nos desafiam são muitas". O dia começou com a já costumeira cobertura de nuvens que assombra a cidade e a mente dos pilotos. Mas ela não afugentou o comitê técnico que apresentou uma prova de 97km até Caratinga. "Está é a melhor rota de Valadares" explica o piloto valadarense e bi-campeão brasileiro Moisés Sodré. "A cordilheira que leva a Caratinga é alinhada com o vento o que cria alinhamento perfeito para voos de velocidade e longa distância. É inclusive um dos motivos que faz tantos pilotos voarem tão bem em Valadares e quebrarem seus recordes pessoais", completa.

As decolagens começaram por volta das 13hs e minutos depois um dos pilotos executou um procedimento de segurança. Ele teve que pousar à rampa para colocar seu capacete apropriadamente. No mais a competição organizada pelos clubes de voo locais (e seus amigos) e a Associação Brasileira de Voo Livre aconteceu normalmente e pilotos relataram uma corrida eletrizante e disputada. Um dos acontecimento mais memoráveis desta prova foi um dos pelotões ter derivado à esquerda da rota mais curta e portanto normalmente mais rápida, sob o efeito enxame. O piloto Frank Brown explica: "abelhas mantêm distâncias parecidas umas das outras e isso garante a eficiência e segurança do enxame assim como delas mesmas individualmente. Parapentes numa competição fazem o mesmo. 120 pilotos juntos rastreiam uma área enorme do céu e garante-me manter-se no ar por um tempo maior".

Ele continua com a analogia das abelhas: "o enxame derivou para uma área que garantiu sua sobrevivência, e isso funciona muito bem. Mas isso não quer dizer que outros pilotos podem ter mais sorte do que o enxame inteiro". Frank Brown estava uns minutos atrás do primeiro pelotão e relata o que estar prestes a deixar de ganhar preciosos pontos no campeonato até que a sorte deu uma trégua ao piloto. "Estava bem atrás do pelotão a assisti de camarote este grupo enorme de pilotos cometerem este erro. Eu e o piloto alemão Torsten Siegel engatamos numa térmica e subimos rápido seguindo a rota mais eficiente, enquanto eles derivaram com a segurança do enxame. Passamos dezenas de pilotos em sequência. Sinto-me como se tivesse largado em último numa corrida de carros e chegado em primeiro. Assim estou em sétimo no geral" resume o estrelado piloto brasileiro.

No gol chegaram dezenas de pilotos e os carros cedidos prefeitura municipal para efetuar o translado trabalharam até tarde. Stephane Drouin da França, Luca Donini da Itália e Francisco Reina Lagos da Espanha preencheram o pódio do dia separados por apenas 16 pontos de 1000 no total. Na classificação geral os 10 primeiros estão separados por 157 pontos. Qualquer um deles pode ser campeão neste sábado no dia que as previsões dizem ser o melhor até agora para uma prova de encerramento dinâmica. Parece que vamos mesmo ter a melhor Copa Mundial de Parapente de todos os tempos aqui em Valadares.

Resultados do dia: http://pwca.org/results/results/t_1_8_1.htm?ts=140124210144

Resultado geral: http://pwca.org/results/results/e_1_1.htm?ts=140124210144


por  Leonardo Bassani,    video de Klaudia Bulgakow

.